Universidade Aberta

A Universidade Aberta (UAb) foi fundada em 1988 e é pioneira do ensino superior a distância, em Portugal. Além da sua sede, em Lisboa, dispõe de delegações nas cidades do Porto e Coimbra - Delegação do Porto e Delegação de Coimbra - e, em parceria com a sociedade civil e local, tem vindo a criar uma rede de pequenos núcleos vocacionados não só para o apoio à aprendizagem como para a promoção de atividades orientadas pelos princípios da Educação ao Longo da Vida - Centros Locais de Aprendizagem.

A UAb está organizada em quatro unidades académicas:

Departamento de Ciências e Tecnologia
Departamento de Ciências Sociais e Gestão
Departamento de Educação e Ensino a Distância
Departamento de Humanidades
A oferta de cursos ministrados por esta instituição pública de ensino superior é diversificada, indo desde os programas conducentes à obtenção de um grau - cursos de primeiro ciclo (licenciaturas), cursos de segundo ciclo (mestrado) e cursos de 3º ciclo (doutoramentos) - a cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida, dirigidos ao desenvolvimento de competências específicas e ao aperfeiçoamento pessoal.

No plano da investigação, a universidade, além de atribuir o grau de doutor em várias áreas científicas, dedica uma particular atenção à investigação em educação a distância.

O modelo pedagógico da Universidade assenta no regime de e-learning e no uso intensivo das diferentes ferramentas de comunicação online. Pelo facto de o ensino online exigir competências específicas por parte dos estudantes, todos os programas de certificação da UAb incluem um módulo prévio de frequência gratuita. A avaliação dos conhecimentos e competências, centrada na avaliação contínua, assume formas diferenciadas neste modelo pedagógico, o primeiro completamente virtual a ser desenvolvido em Portugal.

A Universidade Aberta é um dos maiores produtores e editores nacionais de materiais pedagógicos nas áreas das línguas e literaturas europeias, da história, das ciências sociais e políticas, das ciências da educação, do direito, dos estudos europeus, das TIC, da matemática, da gestão, do ensino e formação a distância. Tem mais de 400 títulos publicados, 3500 horas de produções audiovisuais e mais de 6000 horas de emissões televisivas, produzidas nos seus estúdios. O catálogo destes materiais pode ser consultado na Loja Online da UAb. Para aceder mais rapidamente à UAB poderá faze-lo através do seguinte Link: http://www.univ-ab.pt/