sexta-feira, 26 de março de 2010

Actividade Exploratória Tema 1

ACTIVIDADE EXPLORATÓRIA DO TEMA 1

A) Uso de Ferramentas de Apoio ao Trabalho na U.C. o Blogue e o Glossário
Criar o Blogue: Para efectuar a actividade formativa deverá em primeiro lugar, criar um Blogue. Siga todos os passos descritos no texto: Como criar um Blogue.. Caso tenha alguma dúvida ou problema, coloque uma mensagem no Fórum de Ajuda- com o título Ajuda para criar Blogue).
1. Em seguida coloque no Fórum dos Estudantes o nome que deu ao Blogue, o endereço do seu Blogue para que a docente o possa ler.


2. Salientar que a reflexão sobre estas questões deve ser partilhada e discutida no fórum.
B. Desenvolvimento de Metodologias de trabalho adequadas à u.c.
1. Analise a sua experiência enquanto estudante ao longo da sua vida. Descreva o modo como:

a) concebe o processo de aprendizagem;

Ao longo da minha vida escolar a minha aprendizagem foi feita dentro de uma sala de aulas onde o professor transmitia a matéria curricular, complementada com os livros de casa disciplina, com os trabalhos individuais ou em grupo, etc. Neste momento derivado à falta de tempo e ao crer ter um curso superior enveredei pela universidade aberta, com o sistema à distancia e-learning.
b) Organiza habitualmente o seu estudo;

Habitualmente organizo o meu estudo.
Inicialmente leio as instruções dadas pelo professor, em seguida leio os textos de apoio, faço as actividades formativas e quando não entendo alguma coisa recorro ao fórum de dúvidas e peço ajuda aos meus colegas e professor.


c) Concebe o processo de avaliação das aprendizagens;
Através das fichas, das actividades formativas

d) Concebe o papel de aluno e de professor.

Acho que ambos são importantes neste processo de aprendizagem.
Ambos aprendem um com o outro.

2. Analise as suas formas de trabalho. Enuncie as regras que utiliza para elaborar:
a) um resumo;

1 – Fazer uma leitura do texto;
2 – Sublinhar palavras-chaves para a base do resumo;
3 – Fazer o resumo por parágrafos tendo em conta as palavras-chaves;
4 – Releio o meu texto verificando se tudo esta claro e perceptível;
5 – Ao reler verificar se os conceitos estão de acordo com a opinião do autor e não com comentários pessoais

Também encontrei na internet um link muito interessante sobre os resumos que queria partilhar com todos que é: http://comunicare2009.blogspot.com/2009/05/como-fazer-um-resumo.html
.
b) uma ficha de leitura;
Ao mesmo tempo que vou fazendo a ficha de leitura vou analisando com os textos fornecidos.

c) uma bibliografia;

Quando coloco a bibliografia tenho em atenção colocar o Autor, O Título, O Local onde foi editado; A Editora; A Data da Edição;

d) uma citação/referência bibliográfica;
Coloco entre aspas no texto e no final na bibliografia

e) uma pesquisa na Internet.

Coloco as palavras-chaves daquilo que procuro,

C. Ideias sobre o desenvolvimento humano

1. Refira três ideias do senso comum que sejam incorrectas sobre as características do desenvolvimento humano. Explique as razões pelas quais essas ideias são consideradas inadequadas.



2. Faça uma pesquisa sobre alguns conceitos muito importantes da psicologia do desenvolvimento. Vá à ferramenta Glossário e introduza esses conceitos.


* Antropologia Cognitiva
A Antropologia Cognitiva, citada por Perrenoud, é um campo
teórico-conceitual com ênfase especial no entendimento da
estrutura de significação que membros de uma sociedade utilizam
para construir a vida quotidiana, os significados compartilhados que
fazem a vida social possível, bem como os métodos válidos que
auxiliam o pesquisador a descobrir essas significações e avaliar o
grau em que elas são compartilhadas e distribuídas em relação a
factores sociais.
A antropologia cognitiva amplia o horizonte de estudos do
pensamento humano de uma forma bastante peculiar. Busca
entender as variações de pensamento e manifestações
comportamentais em diferentes culturas.

http://tudosobre.com/concursos/res2803/80%20CONCEITOS%20IMPORTANTES%20NA%20PRESTA%C3%87%C3%83O%20DE%20CONCURSOS.pdf

* Behaviorismo
O Behaviorismo (behavior, em inglês, comportamento) se trata de
uma corrente técnico-teórica da Psicologia. Teve origem com o
lançamento, em 1913, do manifesto “A Psicologia tal como a vê
um Behaviorista”, de John B. Watson. Ele afirmava que a Psicologia
deveria ser redefinida como estudo do comportamento,
ou uma filosofia de uma ciência do comportamento que estuda a
relação entre comportamento e ambiente. Nesse estudo, que
começou com a observação de animais, é verificado o
comportamento de um indivíduo em ambientes cuidadosamente
controlados, oferecendo uma alternativa para o estudo do
comportamento humano.
Mais tarde, Skinner desenvolveu o conceito de condicionamento
operante, no qual o animal que estava sob observação era
premiado após realizar um determinado comportamento almejado,
sendo reforçado com um prémio. Skinner ainda desenvolveu uma
10
máquina de ensino, onde se aprendia paulatinamente,
encontrando-se as respostas que levavam ao prémio imediato.

http://tudosobre.com/concursos/res2803/80%20CONCEITOS%20IMPORTANTES%20NA%20PRESTA%C3%87%C3%83O%20DE%20CONCURSOS.pdf


3. Para a construção de uma biblioteca de recursos da turma nesta unidade curricular, dê o seu contributo com a referência de uma obra, científica ou literária, um artigo, um texto (científico, literário, poético, dramático, jornalístico), uma obra de arte (pintura, escultura, fotografia), um filme, uma série (científica ou ficcional), ou outro material que considere interessante.

AXN

4. Elabore uma entrada no seu Blogue em que explique o contributo da psicologia do desenvolvimento para o seu trabalho como técnico de educação.
A psicologia do desenvolvimento vai ajudar-nos a entender a varias mudanças de comportamento dos vários indivíduos em cada idade da sua vida e todas as consequências envolventes para a formação da sua identidade.
Desta forma o técnico de educação vai verificar a forma e o desenvolvimento do aluno aplicando assim varias teorias do desenvolvimento humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário