sexta-feira, 26 de março de 2010

E-Folio A

E-Fólio A


Resumo pagina 34-42
O desenvolvimento humano está associado a um contínuo de evolução, no qual caminhamos no decorrer da nossa vida. Neste processo de desenvolvimento surge a noção de estádio, estando este relacionado com a evolução humana. O meio ambiente e a hereditariedade remontam a um papel importante na determinação do desenvolvimento, levando à criação de várias abordagens (tais como: maturacionista; interacionistas). Na tentativa de se explicar o desenvolvimento humano surgem teorias como a psicanalítica; behaviorista; cognitiva e humanista.
Pergunta 1
A psicologia do desenvolvimento tem como base de estudo o desenvolvimento humano desde o nascimento até à sua morte. O bebé humano quando nasce em comparação com a espécie animal precisa de um maior tempo ou período de desenvolvimento. A criança leva mais tempo a desenvolver-se, passando por várias fases complexas, de grande desenvolvimento quer física quer mental. Ao longo destas etapas vai-se traçando laços de vinculação, criando dependência das figuras que as rodeia, principalmente da sua mãe (figura de protecção, tanto física, mental, cognitiva e até mesmo emocional). Esta teoria criada por Bowlby e seus sucessores, tornam-se um laço fundamental para o bebé, funcionando como um motor essencial para a construção e satisfação das suas necessidades em termos de protecção e segurança. Estes primeiros vínculos são de estrema importância, tanto no desenvolvimento físico como no desenvolvimento psíquico. A criança ao sentir-se bem consigo própria vai ter um desenvolvimento saudável. Este é um período em que a criança aprende e fora do qual dificilmente adquiria. Os seres humanos diferenciam-se dos animais em alguns aspectos, pois um bebé humano depende sempre de outro para se desenvolver, ao contrário do reino animal, este precisa que lhe tragam o alimento. Se tal não acontece o bebé morre. Podemos dizer que o bebe humano é o ser mais prematuro do reino animal. O homem é um ser semiótico, este é intérprete e produtor de signos. A capacidade de significação do homem torna-o diferente do animal, pois este pressupõe a criação de signos, assim como o estabelecimento de relações de alta complexidade.

Pergunta 2
Este realizou um estudo sobre os descendentes de um soldado de guerra que tinha como nome Kallikak.
Henry Goddard concluiu que só dois dos cerca de 500 descendentes da “mulher de bem” tinham inteligência abaixo da média e como apenas 46 dos mais que 480 descendentes do caso com a empregada demente tinham inteligência normal. O factor genético aqui é determinante. Para Goddard a explicação era a hereditariedade, este defendia que a inteligência era herdada pelos pais através dos genes. Goddard em seu livro de 1920, disse: “Nossa tese é a que o principal determinante da conduta humana é um processo mental que nós chamamos de inteligência: esse processo é condicionado por um mecanismo nervoso que é inerente: que o grau de eficiência a ser alcançado pelo mecanismo nervoso e o consequente grau de inteligência ou nível mental de cada indivíduo é determinado pelo tipo de cromossomas que provêm da união das células germinativas: Isto é muito pouco afectado por qualquer influência, com excepção de sérios acidentes que possam destruir parte do mecanismo”.

Pergunta 3
Esta afirmação remonta à ideia que a criança quando nasce pode trazer um elevado grau de aptidão para algo, mas se não receber influências apropriadas, ou até mesmo estímulos para tal, irá perder esse potencial. Até cerca dos nove anos de idade essa aptidão encontra-se no estádio de desenvolvimento, ou seja se não for desperto, tais habilidades não serão desenvolvidas. Para Watson (pai da tese comportamentalista) um bebé não era mais que um pedaço de barro que a qualquer momento poderia ser moldado, trabalhado, pelas mãos de um artesão, como este quisesse (ladrão, juiz, etc.). “A estimulação do meio através do condicionamento podia levar a qualquer tipo de comportamento”. Watson disse que a base da psicologia é o comportamento.

Pergunta 4
Os argumentos que poderiam ser utilizados pelos defensores da hereditariedade poderiam passar por dizer que cada indivíduo, pertencente a qualquer espécie, é um documento vivo, transportando características, tanto físicas, como intelectuais. Ou seja ficará registado nos seus genes, como uma herança “genética” como que escondidas todas as características da raça humana. Logo podemos concluir que pela inadaptação deste, os pais do menino selvagem teriam um nível baixo de inteligência. Os opositores da tese da hereditariedade defendiam o meio ambiente podendo ter como base a ideia de que este menino nunca conheceu o mundo industrial e o mundo deste era a selva. Este encontrará na selva o seu mundo, nunca conhecerá outro, agora alterar o seu mundo seria como tira-lo da sua “mãe” que o abrigou desde sempre. Este menino faz parte da natureza, como tal não devemos alterar o que a natureza criou e que nunca rejeitou. Este menino tornou-se diferente pois existiu uma adaptação ao meio, à luz, aos sons, à temperatura, e diversas coisas que o diferenciam de outros meninos em relação à aprendizagem. Podemos dizer que a mente deste menino é como uma tábua aonde se escreveu a sua experiência naquilo que sempre conheceu – a selva, daí o nível de desenvolvimento para a sua idade ser inferior.

Pergunta 5
Na minha opinião tanto as características hereditárias e as do meio ambiente influenciam na determinação da personalidade. Não querendo dizer que um individuo esteja sempre ligado à sua formação genética, não sendo uma garantia. Pois a natureza afecta a criação e vice-versa. Para melhor percebermos os conceitos pedidos podemos colocar o exemplo de 2 gémeos (tem traços idênticos). Os gémeos separados e criados por famílias e ambientes diferentes teriam comportamentos diferentes. Numa família mais calma onde receba boas palavras, sorrisos, a criança gémea irá sorrir com mais frequência, está irá responder também com mais alegria. Ao contrário da outra criança, se estiver integrada numa família onde o ambiente é repressivo, a probabilidade de sorrir irá ser menor. Podemos concluir que todos nós estamos sujeitos a modificações no temperamento e carácter tendo como principal factor o meio envolvente, as experiências diárias. O meio tem influência sobre a criança desde a nascença. Desde o meio intra-uterino da sua mãe pode ser influenciado física ou mentalmente. Como ambas as características desempenham um papel sobre o indivíduo, ambas são importantes no seu desenvolvimento.

Pergunta 6
1 Item – Concordo; 2 item – Discordo; 3 item – Concordo; 4 item – Discordo Muito; 5 item – Discordo; 6 item – Concordo


Referências bibliográficas:
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http://files.jplmpsic.webnode.com/200000039-3958b3a526/Hereditariedade%20Vs%20Meio.doc
-http://books.google.pt/books?id=65JPKfwP2UwC&pg=PA101&lpg=PA101&dq=DESENVOLVIMENTO+HUMANO+meio+ambiente+e+hereditariedade&source=bl&ots=NWRlJwvLXz&sig=Pi9FA1LVy4prwJOctmsaZ3LQ68M&hl=pt-PT&ei=uzqnS4vZHdD44AaDnO2KAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CCoQ6AEwBw#v=onepage&q=DESENVOLVIMENTO%20HUMANO%20meio%20ambiente%20e%20hereditariedade&f=false

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http://estudopsicologia.blogspot.com/2007/11/educao-tema-1.html

-http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista3/revista3_completa.pdf

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